A divulgação de imagens na internet já está incorporada ao nosso dia a dia, e hoje, muitas vezes, não iniciamos nossa refeição sem antes compartilhar a foto de nosso delicioso prato.
A divulgação de imagens na internet já está incorporada ao nosso dia a dia, e hoje, muitas vezes, não iniciamos nossa refeição sem antes compartilhar a foto de nosso delicioso prato. Mas quando falamos de fotos pessoais e, principalmente, de nossas crianças, o que pode mudar?
A exposição descontrolada pode aumentar significativamente os riscos de uma família, no momento que suas vidas passam a ser divulgadas sem critérios. E é responsabilidade dos adultos zelar pela segurança das crianças.
Abaixo, algumas dicas de como minimizar os potenciais riscos desta nova prática:
1) Foto com registro de localização
Antes de bater uma foto de seus pequenos, desative o geolocalizador do celular ou da câmera fotográfica. Ninguém precisa saber quais são os locais que a criança frequenta. Pessoas mal-intencionadas podem usar essas dicas para assustar você quando seus filhos não estiverem em casa. Sabe aqueles trotes que simulam sequestros? Eles ficam muito mais assustadores se a pessoa que estiver ligando tiver informações precisas da vida de seus filhos.
2) Foto da criança nua e tomando banho
Posso publicar uma foto do meu filho tomando banho? As partes íntimas do pequeno estão aparecendo? Antes de compartilhar algo assim, pense três vezes para não se arrepender depois. Infelizmente, há o risco de pedofilia. Há muitas pessoas mal-intencionadas na internet que ficam procurando imagens de crianças nuas para compartilhar em sites de conteúdo impróprio.
3) Foto da criança com uniforme da escola
Evite que estranhos identifiquem a rotina do seu filho, que saibam qual é o nome do colégio que ele estuda e os cursos extras que ele frequenta. Essas informações podem ser usadas no planejamento de crimes.
4) Foto da criança em alta-qualidade
A partir do momento em que uma foto cai na rede, perde-se totalmente o controle sobre ela. Fotos em alta resolução, por exemplo, podem ser editadas e usadas com mais facilidade e podem ser utilizadas com muitos propósitos, incluindo propagandas não autorizadas.
5) Foto da criança com outros amiguinhos
Jamais publique a foto de outra criança sem a autorização de seus pais. A internet é uma rede mundial, por isso, todo cuidado é pouco! Os pais dos amiguinhos podem não gostar e não querer tal exposição.
6) Foto da criança no ambiente de trabalho dos pais
Com a divulgação desse tipo de imagem, os usuários, além de saberem quais são os locais que o filho frequenta, saberão também onde os pais trabalham. Todos ficam vulneráveis! Mais uma vez: não divulgue informações da sua vida pessoal.
7) Fotos que vão fazer a criança sentir vergonha no futuro
“Algumas fotos podem ser bonitinhas, mas, no futuro, podem constranger seu filho deixando-o vulnerável para ser alvo de bullying”, aconselha Marcos Ferreira, especialista em segurança.
8) Fotos da criança perto de objetos de valor
Evite postar fotos que possam chamar atenção para os bens materiais da família. Ninguém precisa, por exemplo, saber que seu filho ganhou um iPad de presente.
9) Fotos publicadas em álbum aberto para todos
É ingenuidade acreditar que existe segurança apenas porque o seu perfil só pode ser visualizado por amigos e amigos dos amigos. Quem são os amigos dos seus amigos? Vocês os conhecem? Todo cuidado é pouco.
10) Pistas da casa da criança:
Evitem fotos em que a fachada da sua casa, o nome da rua ou pontos de referências fiquem evidentes!