A busca por mais segurança vem mudando o perfil das empresas que atuam no mercado de blindagem. A procura pela chamada blindagem arquitetônica em residências e condomínios aumenta a cada dia. A clientela que buscava esse tipo de projeto era formada basicamente por empresas; porém, nos últimos meses, muitos pedidos são de clientes que querem blindar a própria casa ou edifício.
“Hoje, 40% de nossos projetos preveem o uso de células blindadas”, garante Sérgio Cruz, diretor da Cruz Engenharia, empresa gaúcha de destaque em projetos de blindagem arquitetônica.
A blindagem arquitetônica vem se tornando financeiramente mais acessível devido ao grande crescimento do setor, custando, atualmente, menos que a blindagem de um carro. Esta custa em média 50 mil reais, enquanto a blindagem arquitetônica fica em torno de 2 mil reais por metro quadrado.
O preço do projeto varia de acordo com o nível de exigência do cliente. As opções são várias: desde janelas, portas e quartos blindados, até os chamados bunkers - células de alta segurança construídas no subsolo da casa -, cujos projetos são inspirados na arquitetura militar. Esta opção é válida para famílias muito abastadas e visadas, quando a residência fica em local de difícil acesso para a polícia, pois possui um custo bastante elevado. Atualmente, mais de 100 famílias brasileiras possuem bunkers.
Já os quartos seguros, ou quartos do pânico, são mais utilizados e devem ser totalmente à prova de arrombamentos, contando com paredes, piso, teto e porta reforçados. Podem ser instalados tanto em casas quanto em apartamentos. Os níveis de segurança e comodidade vão variar de acordo com as preferências do cliente, que poderá ou não optar por recursos como: Vídeo Monitoramento, celulares com acesso à internet, frigobar abastecido, TV, ar condicionado, entre outros. Geralmente, são decorados em consonância com o ambiente e não devem ficar evidentes, para não atrair atenção de possíveis invasores. O custo pode passar de 100 mil reais.
As janelas são fabricadas com aço e vidros blindados, que não permitem a penetração de projéteis, garantindo maior segurança no caso de balas perdidas e invasões. Assim como as portas blindadas, as janelas também podem ser de diferentes níveis balísticos, oferecendo proteção para armas leves, como pistolas e revólveres, e mesmo para armamento pesado, como é o caso dos fuzis. De menor custo, as venezianas blindadas constituem uma opção aos vidros blindados, sendo indicadas para janelas de banheiros, bem como para portas de guaritas e sacadas.
Imóveis que oferecem arquitetura blindada estão em alta no mercado. Atualmente, são muito comuns clientes que só se decidem pela compra depois de checar o sistema de segurança oferecido. Sinal de que o investimento vale a pena!